Curso de Segurança do Trabalho Tecnológico em EAD – Senac

Destinado a pessoas que queiram seguir carreira na área de segurança do trabalho, esse curso oferecido pelo Senac é considerado um dos melhores e o que mais bem qualifica os profissionais na área.

O curso de segurança do trabalho visa formar profissionais técnicos para atuarem na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em empresas privadas e públicas, órgãos públicos de administração direta e indireta e dos poderes legislativo e judiciário.

O técnico de segurança do trabalho pode contribuir tanto para a manutenção da saúde e da integridade física dos funcionários como para a sustentabilidade da empresa que precisa cumprir com as exigências legais e gerenciar os riscos das atividades. Continue lendo para saber mais informações sobre o curso.

Curso de Segurança do Trabalho com Graduação – Inscrição

Agora vamos mostrar como fazer a inscrição no curso de segurança do trabalho do Senac, lembrando que é um curso que exige do aluno estar no minimo cursando o 2º ano do ensino médio, com previsão de término até o final do curso, ou seja, para obter seu diploma de técnico em segurança do trabalho é necessário concluir o ensino médio. Quanto à inscrição, você pode fazê-la pela internet seguindo os passos abaixo:

  • Acesse o site oficial do Senac www.ead.senac.br
  • Escolha a unidade que oferece e que você deseja fazer o curso de Técnico em
  • Segurança do Trabalho;
  • Procure e clique em ‘Cursos Técnicos’;
  • Clique na opção ‘Técnico em Segurança do Trabalho’;
  • Preencha os formulários conforme solicitado;
  • Finalize o processo.

Curso de Segurança do Trabalho

Se preferir, você também pode se dirigir até uma unidade do Senac que ofereça o curso técnico de segurança do trabalho e fazer sua inscrição pessoalmente. Vale a pena ressaltar que as vagas são limitadas e muito concorridas, portanto, não deixe para depois, porque pode não encontrar mais vaga.

Mesmo se tratando de um curso particular, existem formas de fazer o curso de segurança do trabalho do Senac pagando menos, o próprio Senac, como incentivo acadêmico, oferece bolsas de até 50% para alguns alunos durante o primeiro semestre do curso.

O governo, através dos programas PROUNI e FIES, também concedem bolsas, inclusive integrais, para determinados alunos, para todos os casos, alguns requisitos devem ser obedecidos. Consulte os sites oficiais dos programas para maiores informações.

Como funciona o curso?

Curso de Segurança do Trabalho

O Curso de tecnológico em segurança do trabalho privilegia atividades práticas e participação ativa dos alunos por meio de estudos de caso, apresentação de seminários, interação com especialistas do mercado, visitas técnicas, trabalhos de campo e vivência de contextos similares às condições reais de trabalho, por exemplo, treinamento em pista de incêndio.

Durante o curso os alunos desenvolvem um projeto de intervenção em uma empresa real, no qual terão a oportunidade de traçar o diagnóstico dos riscos ocupacionais e elaborar um plano com sugestões de melhorias, sempre com a supervisão do corpo docente.

Leia também:

Quanto ao mercado de trabalho, dificilmente um profissional qualificado ficará sem colocação (ou recolocação) visto que o Brasil figura entre os que mais registram acidentes de trabalho no mundo. Isso contribui para a contratação de técnico de segurança do trabalho, tornando-se inclusive obrigatória sua presença em algumas empresas, conforme o risco da atividade exercida e a quantidade de funcionários.

Conteúdo trabalhado no curso

Curso de Segurança do Trabalho

Para quem deseja uma colocação, ou recolocação, ou aperfeiçoamento na área de segurança do trabalho, o curso oferecido pelo Senac se mostra a melhor alternativa.

Para corroborar com isso, as organizações têm buscado esse profissional para que, além de cumprir as exigências legais, também demonstre a preocupação com atuação de uma empresa cidadã e socialmente responsável, que investe na saúde, segurança e qualidade de vida de seus colaboradores.

O Senac vai preparar os profissionais para desempenhar suas atividades em prol da melhoria contínua das condições de trabalho e do desenvolvimento de atitudes conscientes e seguras nas equipes. O programa do curso possui 1.200 horas de carga horária e contempla os seguintes tópicos:

  • Elaborar, implantar e implementar a Política de Saúde e Segurança do Trabalho – 84 horas;
  • Realizar avaliação e medidas de controle de riscos físicos, químicos e biológicos – 108 horas;
  • Realizar avaliação e medidas de controle de riscos ergonômicos e de acidentes – 108 horas;
  • Monitorar riscos ocupacionais – 96 horas;
  • Executar ações de investigação, registro e controle de incidentes, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais – 108 horas;
  • Auxiliar e executar ações de elaboração dos programas de saúde e segurança do trabalho – 108 horas;
  • Implantar e implementar os programas de saúde e segurança do trabalho – 96 horas;
  • Controlar situações de emergência – 36 horas;
  • Elaborar, implantar e implementar planos de emergência/urgência – 96 horas;
  • Planejar ações educativas em saúde e segurança do trabalho – 84 horas;
  • Executar ações educativas em saúde e segurança do trabalho – 108 horas;
  • Auxiliar a gestão integrada da organização – 108 horas.

Atuando com o gerenciamento e redução dos níveis de risco, o técnico de segurança do trabalho pode proporcionar proteção aos trabalhadores, contribuindo para o aumento da produtividade e da competitividade das organizações.
Todos esses aspectos fazem desse profissional uma peça chave no mercado de trabalho.

Curso de Segurança do Trabalho

Agora que você leu o nosso artigo falando sobre o curso de Segurança do Trabalho, não esqueça de deixar o seu comentário falando o que achou do nosso conteúdo. Lembrando que esse artigo foi feito para ajudar pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo